» » » O que é website responsivo ou responsive design?

O que é website responsivo ou responsive design?

postado em: Website Responsivo, Wordpress | 0

Website responsivo | o que é e Vantagens da sua marca em ter um dessesWebsite responsivo um novo conceito em criação de websites profissionais

Quando o conceito de sites foi inventado, as pessoas ficaram maravilhadas com a utilidade e facilidade que se podia entrar em contato e comunicar-se. De certo modo, apresentar um conteúdo para todo o mundo. Tudo o que você precisava era de um  desktop com conexão à internet. As resoluções dos monitores eram muito parecidas e os conteúdos eram visualizados sem problemas.

 

Então, todo mundo começou a utilizar, e as empresas iniciaram o desenvolvimento de numerosos dispositivos móveis capazes de navegar na internet, alguns bastante grandes para pendurar na parede, e alguns que podem caber no seu relógio.

 

Com tantos dispositivos, cada um variando em tamanho de tela e capacidade, os problemas de acessibilidade apareceram. Computadores com telas gigantes exibindo um site que utiliza apenas 20% da capacidade. A página inteira é exibida em um canto. O mesmo acontece com sites grandes em aparelhos menores (sites em celulares por exemplo) que fazem com que o usuário fique arrastando a tela para poder ler. Isso faz com que o usuário se canse e vá para outro site que facilite a leitura.

 

A solução veio de uma inovação chamada website responsivo (site sensível). Uma única página é projetada e desenvolvida para que detecte automaticamente o tamanho da tela e ajuste o tamanho de seu conteúdo para usar a resolução de tela inteira, assim, maximizar o prazer de usuário e facilidade.

 

Responsive Design é a mais moderna abordagem de codificação web que visa o desenvolvimento de websites fornecendo uma melhor experiência para o usuário e adaptação do conteúdo. Fazendo com que tanto o layout como o conteúdo sejam visualizados da melhor forma tanto para computadores, como tablets ou celulares. Agora, incluindo relógios e smartTvs.

 

Veja um exemplo bem clássico de como funciona um website responsivo

 

CONTEÚDOS DE TEXTOS, IMAGENS, VÍDEOS E ÁUDIOS

ADAPTADOS A TODOS OS APARELHOS DISPONÍVEIS NO MERCADO.

MELHOR NAVEGABILIDADE E USABILIDADE.

 

Vantagens da sua empresa ter um website responsivo

Se você se pergunta se vale a pena investir em um website responsivo, listamos abaixo alguns pontos que você deve levar em consideração. Leia e analise você mesmo a importância de ter um website responsivo para sua marca.

Mais barato

Apesar de ter um custo em média 35% superior a um website comum, ele se paga quando analisada o custo-benefício já que não é necessário o investimento em um mobilesite que nem sempre está de acordo com o que é exigido pelos aparelhos.

Mais rápido

Sua característica básica é se adaptar ao aparelho que está sendo exibido, desta forma todos os conteúdos abrem rapidamente sem necessidade de carregar elementos desnecessariamente e, assim, demorar para exibir.

Você primeiro

Pelo fator temporal, grandes parte das marcas não possuem um website responsivo. E muitas agências digitais ainda não produzem. Use isso a seu favor, e em breve, você pode ofuscar-los facilmente em atração de clientes.

Menos custos

Ao invés de manter atualizados dois websites, você precisa gerenciar os conteúdos de apenas um. Assim, menos recursos são necessários para realizar as tarefas, gerando menos custos fixos para as empresas.

Maior Conversão

Como os usuários terão uma experiência suave visitar sua página, há mais chances de visitas que está sendo convertido em vendas. Além disso, os usuários não precisam lembrar-se diferentes locais para visitar a partir de diferentes dispositivos.

Conteúdo único

Produza diversos contúdos para blog, fotos, vídeos e aúdios e mantenha sempre seu site atualizado sem duplicação de conteúdo ou pior em apenas um local. O mesmo conteúdo é exibido sempre.

Maior indexação

Você pode gerenciar um site com um único conjunto de links. Isso permite que você se concentre no link de divulgação com uma consolidada estratégia unificada entre dispositivos (SEO).

Atualização fácil

Uma única interface administrativa pode ser facilmente otimizada, usando ferramentas de layout e fluxo de trabalho para gerenciar o conteúdo correto.

Análise de dados

Um único website responsivo significa não ser necessário mais acompanhar em diversos lugares os caminhos do usuário, caminhos de conversão, funis e redirecionamentos entre sites.

Melhor experiência

Um conteúdo pertinente, bem apresentado e com boa fluência faz com que os internautas voltem ao seu site para ter mais informações e conhecer seus produtos.

Um website ágil faz a sua empresa se manter junto a tendência e a frente da concorrência. A demanda por mídia rica de internet móvel e aplicativos é crescente, por isso várias implicações importantes devem ser abordados – desenvolvimento e manutenção, a visibilidade nos motores de busca e melhores taxas de conversão, etc. Sua empresa precisa de um site que entregue o seu conteúdo da forma que o internauta precisa. Você precisa de um website responsivo, com layout fluído.

Por que minha empresa precisa de um website responsivo?

No Brasil, assim como no mundo todo a venda de tablets, smartphones e dispositivos móveis de acesso a internet estão superando suas vendas ano após ano. Atuamente, ter um website não basta. É preciso ter um website que identifique o aparelho, analise e entregue o conteúdo da melhor forma e tudo em poucos milésimos de segundos. Abaixo alguns números de 2012 no Brasil.

 208 milhões de telefones celulares no Brasil

No Brasil existem mais celulares do que o total da população. Isto é cerca de 185 celulares para cada 100 habitantes.

 48% dos brasileiros acessam internet

São cerca de 80 milhões de brasileiros acessando a internet diariamente. Isto equivale a população total da Argentina, Portugual e Espanha juntas.

10,5 milhõe s conexões de banda larga móvel

De todas as conhexões de banda larga móvel, cerca de 95% é oriunda de 3G de smartphones e apenas 5% de modens.

Brasil líder em acessos na América Latina

O Brasil possui quase o dobro de acessos oriundos de celulares em relação a segunda colocada Argentina.

 HTML5 Melhor performance

Utilizando a mais alta tecnlogia de linguagem de construção de sites ela tem 100% de acessibilidade nos aparelhos.

 Google possui busca diferenciada

O Google possui um índice separado para conteúdos móveis. Ou seja, se sua empresa não possui um conteúdo adequado, não aparecerá.